Testes Salivares: Uma Importante Ferramenta para a Saúde Oral e Sistêmica
A saliva é uma fonte riquíssima de informações biológicas. Ela contém uma mistura variada de marcadores hormonais, enzimas, proteínas, anticorpos e material genético, como o DNA e o RNA. Todos esses componentes fazem da saliva um excelente material para exames diagnósticos não invasivos, conhecidos como testes salivares.
Funções Essenciais da Saliva
A saliva exerce funções fundamentais no organismo, entre elas:
Ação antibacteriana, antifúngica e antiviral: Atua no combate a microrganismos patogênicos, prevenindo infecções.
Lubrificação: Facilita a fala, a mastigação e o engolir, protegendo tecidos da boca contra traumas.
Gustação: Dissolve substâncias permitindo a percepção do paladar.
Digestão: Inicia a digestão de carboidratos ainda na boca graças a enzimas como a amilase salivar.
Capacidade tampão: Ajuda a neutralizar ácidos na boca, prevenindo desmineralização do esmalte dental.
Inibição da desmineralização e promoção da remineralização: mantém o equilíbrio dos minerais no esmalte, protegendo os dentes contra cáries.
Quando o fluxo salivar está normal, todas essas funções são mantidas e a boca permanece protegida. Porém, fluxo salivar reduzido leva a um desequilíbrio no ambiente oral, propiciando o surgimento de doenças.
Consequências da Hipossalivação
A hipossalivação — produção reduzida de saliva — pode provocar ou indicar doenças já presentes. Suas principais consequências clínicas incluem:
Mucosa seca, maior risco de cárie e inflamação, distúrbios do sono, dificuldades para mastigar e engolir.
Geralmente, a disfunção salivar não ocorre isoladamente e pode estar relacionada a quadros sistêmicos, como alterações oculares, diminuição do olfato, bronquite, faringite, laringite, constipação, Síndrome de Sjögren, entre outros.
Se você sente a Mucosa Oral Seca , Boca ardente, Candidíase, Língua fissurada e despapilada, Úlceras traumáticas, dificuldade de mastigar, engolir ou falar, necessidade de goles frequentes, sensação de paladar alterado, Halitose, Voz rouca, Inflamação gengival, aumento do número de cáries (inclusive radiculares), desconforto ou dor ao comer e beber, alterações nos Lábios, comissura labial seca, descamação, Queilite angular, é hora de você fazer os testes salivares para uma análise completa da sua saliva.
Vantagens dos Testes Salivares
São feitos sem agulhas, sem dor e sem desconforto.
Extremamente simples e não invasivos.
Permitem a detecção precoce e monitoramento de doenças, auxiliando na prevenção e melhora da qualidade de vida.
Durante a consulta, estes testes podem são realizados para prevenir e tratar doenças associadas à saúde bucal e geral. Valorize esse recurso: ele pode fazer toda a diferença no seu diagnóstico e tratamento!